quarta-feira, 17 de março de 2010

UMA CONQUISTA DO POVO




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Roberto Requião inauguraram a (22/06/2009) a Biblioteca Cidadã na cidade de Congonhinhas, no Norte Pioneiro do Paraná. “Estamos construindo a Biblioteca Cidadã em todos os municípios do Paraná, com laboratórios com acesso a internet, colocando a rede mundial a disposição dos moradores”, disse Requião. Esta é a 69.ª unidade do programa estadual, que prevê até 2010 a construção de 235 bibliotecas, em um investimento de R$ 73 milhões.
Instalada na praça Nossa Senhora Aparecida, a biblioteca vai beneficiar os 9 mil habitantes do município, com um acervo inicial de 2 mil obras literárias de autores brasileiros, latino-americanos e estrangeiros. Há ainda livros que tratam de assuntos históricos, sociológicos, filosóficos e antropológicos. “Este é um projeto fantástico, que vai revolucionar Congonhinhas e todo o nosso Estado, com uma biblioteca que dispõe dos melhores livros”, disse o prefeito Luciano Merhi.

O objetivo do projeto Biblioteca Cidadã é oferecer aos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) a oportunidade de promover a democratização do conhecimento, seja pelo acervo de livros ou pela inclusão digital, nos telecentros construídos em todas as unidades. São cinco computadores com acesso a internet que permitem aos usuários, como os estudantes, realizar pesquisas que complementam o aprendizado escolar.

A biblioteca possui também salão comunitário, espaço cívico e de recreação, e espaço para atividades de valorização cultural da região, com artistas locais que pintam um painel na entrada principal. O projeto ainda prevê o plantio de uma ou mais árvores nativas no terreno.

NÚMEROS – Para a construção de cada biblioteca, o Governo do Estado investe R$ 250 mil, entre edificação (184 metros quadrados), acervo, equipamentos e treinamento de pessoal. O terreno é oferecido pelas prefeituras e a qualificação pessoal é feita com treinamento da Biblioteca Pública do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário