sábado, 6 de novembro de 2010
Julgamento de Bibinho começa na 2.ª, apesar da cirurgia
Ex-diretor da Assembleia, acusado de chefiar esquema de desvio de dinheiro, teve hérnia operada nesta quinta-feira
06/11/2010 | 00:01 | Bruna Maestri Walter
O julgamento do ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná Abib Miguel, o Bibinho, continua marcado para começar na próxima segunda-feira, apesar dos problemas de saúde apresentados pelo réu. A informação é da 9.ª Vara Criminal de Curitiba, responsável pelo julgamento de Bibinho, que é acusado de chefiar um esquema que, de acordo com o Ministério Público do Paraná, desviou pelo menos R$ 100 milhões dos cofres do Legislativo. Este é o primeiro julgamento envolvendo as denúncias de irregularidades na Assembleia feitas desde março pela série de reportagens Diários Secretos, da Gazeta do Povo e da RPC TV.
A possibilidade de adiamento surgiu na última quinta-feira, quando Bibinho passou mal e teve de ser submetido a uma cirurgia para correção de uma hérnia umbilical estrangulada no Hospital São Lucas, em Curitiba, onde continua internado. Ele vem apresentando “ótima evolução”, segundo o médico Rogério Augusto Camargo Scheibe, que operou o paciente. Na avaliação do médico, Bibinho poderá receber alta hospitalar de dois a três dias. Se o paciente evoluir da maneira verificada até agora, ele poderá estar “muito bem” na segunda-feira, de acordo com o médico.
Scheibe é funcionário de carreira da Assembleia Legislativa e diz ter recebido convocação do juiz para testemunhar no julgamento. Ele diz que não sabia previamente que seria convocado e que é “médico em primeiro lugar”, sem envolvimento com questões políticas.
Julgamento
O procurador de Justiça Leonir Batisti, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), diz que juridicamente ou legalmente não há qualquer impedimento para que o julgamento seja realizado nesse caso. “A presença do advogado é que é essencial na situação. O advogado vai estar lá”, afirmou.
Mesmo que o advogado de defesa entenda que a ausência do seu cliente possa prejudicá-lo não há impedimento, na visão do procurador: “Há muitas testemunhas e são vários réus. Nada impede que se deixem testemunhas do Abib ou indicadas por ele para o dia em que ele possa estar presente, se o advogado entender que a ausência dele pode prejudicá-lo”, disse. O procurador entende que todas estas questões devem ser decididas na segunda-feira.
Ontem, o comando geral da Polícia Militar enviou ofício à Justiça comunicando a internação de Bibinho. Também informou oficialmente que o acusado permanece no hospital sob a custódia de dois policiais militares.
Réus
Bibinho e mais seis envolvidos no escândalo dos Diários Secretos são acusados de desvio de dinheiro público, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos. Na próxima segunda-feira, deve começar o julgamento de um dos processos em que o Ministério Público acusa Abib Miguel por desvio de recursos da Assembleia.
Ao todo, 95 pessoas foram arroladas como testemunhas: são 14 de acusação e 81 de defesa. Dessas, 25 pessoas serão ouvidas por carta precatória. Ou seja, são testemunhas que não moram em Curitiba e terão de ser ouvidas em outras cidades. Os réus serão ouvidos na sexta-feira.
Após os depoimentos e as alegações do Ministério Público e dos advogados de defesa, a sentença deverá ser proferida pela juíza. A estimativa é de que a sentença seja conhecida no início de dezembro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário